A Associação dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo de Pernambuco (ASTUR) promoveu nesta sexta-feira (03), a abertura do seu primeiro encontro estadual desde o início da pandemia.
Eleito durante a pandemia, o atual presidente, Edygar Santos, secretário-executivo de Turismo de Afogados da Ingazeira, só pôde oficialmente tomar posse durante esse encontro, embora já exercesse a função desde a sua eleição.
O encontro reúne representantes de mais de 70 municípios, de todas as regiões do Estado. O evento conta com o apoio da Amupe, Fundarpe, Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Governo de Pernambuco, Prefeitura de Gravatá e Hotel Portal de Gravatá, onde aconteceu o evento.
Presentes à abertura, o ex-presidente da Astur, Paulo Sérgio Silva, vereador de Bonito; os prefeitos de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira; de Gravatá, Joselito Borges; de São José da Coroa Grande, Péu Lajes; de Betânia, Mário Flor; e de Agrestina, Josué Mendes. Também presentes o secretário Estadual de Turismo, Rodrigo Novaes, e Agricélia Genoíno, representante da Secretaria de Cultura do Estado.
O Presidente da Amupe, José Patriota, encaminhou um vídeo parabenizando os dirigentes presentes.
A programação inclui palestras, mostra gastronômica, visitas técnicas e a assinatura de acordo de cooperação Astur/Amupe, parceria já exitosa na orientação dos municípios para adesão e acesso aos benefícios da lei Aldir Blanc, direcionando-os aos seus artistas.
“Agradeço a todos os secretários pelo carinho. Estamos num momento complicado, muitos perderam parentes, amigos, mas estamos animados, com o avanço da vacinação em nosso Estado, com a redução dos casos, para a retomada gradual das atividades turísticas. Vamos aqui debater temas importantes como a atualização do mapa do turismo brasileiro, a inclusão de mais municípios nesse mapa, e a retomada da lei Aldir Blanc”, destacou o presidente da entidade, Edgar Santos.
“Quero saudar, de maneira especial, seja pela qualidade técnica, seja pelo seu humanismo, o nosso gestor do turismo, Edgar Santos. Vocês dirigentes de turismo, assim como os de cultura, tratam do que é intangível, do que representa o nosso modo de ser e estar no mundo, que são as nossas riquezas culturais, o nosso patrimônio natural e arquitetônico, gastronômico, do que nos marca e nos identifica enquanto povo”, enalteceu o prefeito Alessandro Palmeira.
“Estamos hoje vendo germinar, colhendo os frutos, das sementes que plantamos lá atrás,” afirmou o secretário Estadual de Turismo, Rodrigo Novaes, se referindo à interiorização do turismo em Pernambuco, iniciada ainda na gestão do ex-governador Eduardo Campos.
Durante a abertura, a Astur prestou uma homenagem póstuma ao músico Abimael Novaes, uma das vítimas da Covid-19 em Pernambuco, presença marcante nos eventos da associação
Visitas: 21746663
Usuários Online: 1