Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Pernambuco

Pernambuco registra aumento de casos de perseguição via internet

Publicada em 24/09/2021 às 21:34h - 37 visualizações Blog do Edenevaldo Alves

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Pernambuco registra aumento de casos de perseguição via internet

O fácil acesso à internet permitiu que as pessoas se conectem de maneira mais rápida. Com isso, é possível achar um antigo amigo ou até mesmo desconhecidos em redes sociais em poucos minutos. Por outro lado, essa facilidade vem sendo usada para a prática de um crime, o de Stalker.

 

Prevista no Código Penal, a Lei nº 14.132/21 mudou o status da perseguição de contravenção penal para crime. Segundo o delegado Eronides Meneses, da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos de Pernambuco, a prática de stalkear alguém pode ser punida com reclusão de seis meses a dois anos e multa, estipulada pelo juiz. ?Geralmente, os criminosos se valem da internet por achar que podem permanecer anônimos?, diz.

 

No entanto, existe uma diferença entre curiosidade e perseguição. Olhar as redes sociais de alguém, por exemplo, não é considerado crime. ?O stalker ameaça o fator psicológico ou até a integridade física. O indivíduo se sente em uma prisão na mente, pois o perseguidor fica mandando mensagens, e-mails, fazendo ligações. O perseguidor quer ser notado?, afirma Meneses.

 

Thank you for watching

Para o delegado, há algumas formas de se proteger desse tipo de prática. O principal é nunca aceitar extorsão do perseguidor. Se você ceder uma vez, essa extorsão irá se prolongar por semanas ou meses, explica o delegado que reitera a importância em restringir ligações de números desconhecidos ou fora da agenda de contatos, para pessoas vítimas desse crime.

 

A pessoa que é vítima deve registrar a ocorrência do crime em qualquer delegacia ou pelo site da Delegacia pela Internet. Em casos de o perseguidor estar em um local que a vítima se encontra, o delegado orienta a ligar para o 190, para que a polícia militar conduza o criminoso até a delegacia.

 

Meneses ainda ressalta que, ultimamente, esse tipo de crime vem tendo um aumento. ?Cerca de um ou dois casos semanalmente chegam aqui na delegacia?, disse o delegado, mas sem especificar números mais aprofundados.

 

Com relação às provas, é válido usar os prints de aplicativos de mensagens ou redes sociais e não apagar a conversa. ?A pessoa deve expor a conversa frente à autoridade policial que vai lavrar certidão e exportar a conversa para análise futura?, complementa o delegado.

 

A reportagem do Portal Folha de Pernambuco tentou obter dados sobre esse tipo de crime com a Polícia Civil, que informou, por meio de nota, que ?não tem este tipo de recorte de estatística: stalker?




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Publicidade Lateral
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21746990

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2024 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD