Em Pernambuco, 13 municípios estão com a utilização do estoque de vacinas contra a Covid-19 abaixo dos 70%, quando se verifica o total de doses recebidas por cada cidade, de acordo com dados do governo de Pernambuco. No Grande Recife, Camaragibe e Itamaracá estão nesta situação.
Também estão com baixa utilização do estoque de vacinas as cidades de Jataúba, Brejo da Madre de Deus, Vertentes, Salgadinho e Machados, no Agreste; Condado, na Zona da Mata Norte; São Benedito do Sul, Catende, Água Preta, Gameleira e Ribeirão, na Zona da Mata Sul.
Segundo o governo, Camaragibe recebeu 226.823 doses de vacina e aplicou 154.695. O número é equivalente a 68,17% do total. Significa que 72.128 doses estão no estoque.
Itamaracá recebeu 38.152 doses e aplicou 24.807, o equivalente a 65,02%. Ou seja, 13.345 doses do imunizante continuam no estoque.
As municípios considerados em pior situação são Machados, no Agreste, com utilização de 57,4% do estoque, e São Benedito do Sul, na Mata Sul, com 58,22% de utilização (veja lista completa abaixo).
Veja situação de cada cidade:
O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, disse que o índice de pessoas que poderiam ter tomado a vacina contra a Covid-19 e não foram imunizadas preocupa. Principalmente entre jovens de 12 a 17 anos e adultos de 18 a 30 anos.
Por isso, o governo vai começar a vacinar também nas escolas e pediu que gestores municipais fiquem atentos aos seus estoques e índices vacinais para acelerar esse processo.
?É possível realizar busca, mutirões, vacinação em áreas de difícil acesso. Precisamos aproveitar todas as alternativas possíveis para ampliar o número de vacinados, tanto com primeira dose quanto com o esquema completo, com duas doses, além da aplicação de reforço daqueles grupos preconizados?, disse André Longo
Visitas: 21743481
Usuários Online: 1