Os números da mais recente pesquisa de opinião pública em relação a disputa pelo Governo de Pernambuco aponta certo favoritismo da oposição, considerando o índice percentual dos quatros nomes na lista de possíveis candidatos das oposições, Raquel Lyra, Miguel Coelho, Anderson Ferreira e Gilson Machado, juntos eles somam 42,7%. Isso representa quase três vezes o índice percentual do nome governista que é o ex-prefeito do Recife, Geraldo Julio, que atingiu apenas 14,4% do total dos entrevistados nessa última pesquisa.
Outros números que podem ser levados em consideração para análise mais profunda é que o total de brancos, nulos e indecisos que chega a 42,9%. Brancos e nulos chega a 20,2%, indecisos e os que não sabem somam 22,7%, os dois blocos de eleitores são maiores que os que afirmaram votar em Raquel Lyra que é 19,9%. Já o nome do provável candidato do governo, alcança 14,4% e até agora o ex-prefeito do Recife Geraldo ainda não disse se vai ou não disputar o governo.
Tudo leva a crer que a eleição de 2022 acontecerá num cenário muito parecido com a de 2006 quando Eduardo Campos foi eleito para o primeiro mandato, a única diferença é que o candidato governista não estará disputando a reeleição. Naquele ano Mendonça Filho eleito em 1998 e 2002 como vice-governador de Jarbas, herdou o desgaste natural do tempo e ainda enfrentou a popularidade de então presidente Lula. Com isso a disputa ficou entre os candidatos da oposição, isso para saber quem iria para o segundo turno e Eduardo Campos foi mais candidato de Lula que Humberto do PT.
A questão daqui em diante é saber qual o nome que pode unir as forças de oposições e enfrentar a Frente Popular, lembrando que Eduardo Campos mesmo sendo o candidato oficial de Lula só venceu no segundo turno porque teve essa habilidade. As oposições em Pernambuco vão trabalhar com essas duas vertentes, uma delas de que apenas um nome possa unificar as forças e partir para o enfrentamento. A outra seria de duas ou mais candidaturas bastante competitivas, aí a exemplo do que aconteceu em 2006 se uniriam em um provável segundo turno
Visitas: 21743671
Usuários Online: 1