Um debate que movimenta o Interior de Pernambuco, com diversos atores e uma usina nuclear, com o uso das águas do Rio São Francisco, na pequena Itacuruba (PE), Sertão de Itaparica, acaba de ganhar novos capítulos com uma decisão que abalou políticos, ambientalistas e movimentos sociais.
Uma ação foi ajuizada no Supremo Tribunal Federal (STF), proposta contra o artigo 216 da Constituição de Pernambuco, que proíbe a instalação de usinas nucleares no território do Estado, enquanto não se esgotar toda a capacidade de produzir energia hidrelétrica e oriunda de outras fontes foi votada como inconstitucional pela relatora, ministra Rosa Weber.
A magistrada entendeu que ?não cabe aos estados a edição de leis que disponham sobre atividades nucleares de qualquer natureza, transporte e utilização de materiais radioativos e localização de usinas nucleares?.
O PTB já tinha se manifestado em uma ação pela qual a legenda chamou a atenção para o grave momento hídrico que pode obrigar a nação a discutir alternativas energéticas para possibilitar o desenvolvimento do país, e afirma que tal fato justifica a declaração de inconstitucionalidade do artigo 216 da Constituição de Pernambuco
Visitas: 21743621
Usuários Online: 1