Começa na segunda-feira (03) o período de inspeção semestral dos veículos de transporte escolar para o ano letivo de 2022. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), a avaliação será realizada seguindo o calendário montado a partir da terminação da placa. O estado tem uma frota 2.194 veículos em atuação neste setor.
Os veículos com placas terminadas em 1 e 2, por exemplo, serão vistoriados entre segunda-feira (03) e o dia 7 de janeiro.
Para os veículos com placas terminadas em 3 e 4, a vistoria será feita entre os dias 10 e 14 de janeiro. Veículos com placas finalizadas em 5, 6 e 7, devem realizar a inspeção entre os dias 17 e 21 de janeiro
Os veículos com placas finalizadas em 8, 9 e 0 passarão pelas inspeções entre os dias 24 e 31 de janeiro. Para todas as terminações os serviços serão realizados das 14h às 16h.
Automóveis do Recife e Região Metropolitana devem se dirigir para a Unidade de Táxi e Coletivos (Duat), na BR 101, sentido Dois Irmãos-Aeroporto, na Iputinga. Lá, o atendimento ocorre por ordem de chegada, com limite de 50 veículos por dia.
Os veículos do interior seguem o mesmo calendário, mas a inspeção deve ser realizada nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), das 8h às 13h, conforme o final da placa.
As Ciretrans Especiais de Olinda e Paulista, na Região Metropolitana, realizarão a vistoria dos veículos registrados nos municípios, das 14 às 16h. Em todos os casos, capital e interior, o atendimento será de segunda a sexta-feira.
Multas
Segundo a Lei 13855/19, conduzir o veículo sem portar a autorização para condução de escolares é infração gravíssima. Essa prática é passível de multa de R$ 1.467,35. Além disso, a norma determina o recolhimento do veículo até a regularização.
O motorista que dirigir veículo de transporte escolar sem a devida habilitação perde sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conforme o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Segundo o Detran-PE, ao ser aprovado na inspeção, o veículo de transporte escolar receberá um selo de qualidade.
Taxas
O Detran-PE cobra uma taxa anual de de R$ 157,81 para fazer o registro e a autorização para o transporte escolar.
Nessa taxa, estão inclusas as duas inspeções semestrais obrigatórias. Por isso, quem pagou a taxa na primeira inspeção, em janeiro, não precisa efetuar o pagamento outra vez.
Veja as condições para aprovação na inspeção:
Situação do veículo
Condições do motorista
Visitas: 21746857
Usuários Online: 1