Pré-candidato a deputado estadual nas eleições deste ano, o auditor fiscal Allan Maux declarou em entrevista ao programa Painel 100,7, com Carlos Britto, na Rádio Grande Rio FM, nesta quarta-feira (5), que o reajuste na tabela de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2022 em Pernambuco “tem assustado os pernambucanos”.
Segundo ele, a sua pesquisa sobre o assunto foi mais profunda do que os próprios parlamentares da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Ele afirma que o aumento do IPVA não é apenas de 20%, como disse o deputado Antonio Coelho (DEM) em declarações recentes.
Allan ressaltou que cada modelo de carro representa um custo. O HB20 Vision, por exemplo sofreu um aumento de 37,29%. Já o Gol 1.0 teve acréscimo de 41,21% e o Honda City, reajuste de 38,03%.
Ele criticou o Governo de Pernambuco por utilizar a tabela FIPE como base de cálculo para reajuste no preço do IPVA. “Precisamos defender o bolso do contribuinte e não vamos permitir isso. O Estado tem um limite legal, que é justamente o índice oficial da inflação, que foi de 10,74%, e não tabela FIPE. A tabela é um parâmetro, mas não é o único meio de se validar um aumento. O limite é a lei. A tabela FIPE pode ser um parâmetro, desde que esse aumento não seja acima da lei”, argumentou.
Allan ainda chamou atenção para o fato de a maioria dos deputados pernambucanos ficarem omissos. “Eu não sei de onde o pessoal pegou esse aumento de 20%. Eles chutaram. Parece que o pessoal está de férias ainda e esqueceu que o ano virou. As falas dos deputados foram brandas, sem estudo e superficiais. Não tiveram a preocupação de defender o contribuinte”, finalizou
Visitas: 21745850
Usuários Online: 1