As vacinas pediátricas da Pfizer chegaram a Pernambuco em uma temperatura mais alta do que a ideal, confirmou a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), neste sábado (15). As 60 mil doses, que eram para chegar à 1h20 da sexta-feira (14), aterrissaram no Aeroporto Internacional do Recife apenas às 10h50.
Segundo as informações da secretaria, a vacina chegou a -48°C, sendo que o ideal seria entre -70°C e -90°C. Após entrar em contato com o Ministério da Saúde, a orientação foi colocar na faixa de 2 a 8ºC na sede do Programa Estadual de Imunizações.
A SES informou, por telefone, que apesar dos problemas, não houve perda de doses e que, neste sábado, foi finalizado o envio das 60 mil doses pediátricas da Pfizer para todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) do estado. É nas Geres que as prefeituras buscam as doses para iniciar a imunização das crianças.
Cidades como Recife e Jaboatão já começaram a vacinar crianças de 5 a 11 anos com síndrome de Down, autismo e doenças neurológicas crônicas. Outras, como Paulista e Igarassu, na Região Metropolitana, iniciam na segunda-feira (17).
Para esta entrega, houve uma mudança da empresa responsável pela logística. A SES confirmou que a empresa de transporte não estava presente quando os profissionais chegaram para buscar os imunizantes e que o veículo chegou com atraso, quando a temperatura das doses já havia baixado consideravelmente – e com um furgão de pequeno porte, no lugar de um caminhão.
Em nota, o Ministério da Saúde disse que “não houve prejuízo a nenhuma vacina pediátrica entregue aos estados e o Distrito Federal” e que prestou toda assistência no processo de envio das doses.
Sobre a mudança de empresa de logística para a IBL, o ministério afirmou que foi decorrente de um processo seletivo, incluindo a VTCLOG, “que executa, até o momento, o armazenamento de vacinas Pfizer aplicadas em adultos”.
“O contrato com a IBL prevê o transporte a temperaturas ultra frias, na faixa dos 60°C aos 90° C negativos, como exige o imunizante pediátrico para que se mantenha a validade original e que não está previsto no atual contrato com a VTCLOG. O ministério apura as falhas relatadas”, declarou
Visitas: 21743662
Usuários Online: 1