Uma ação promovida por produtores locais em Exu (PE), no Sertão do Araripe, realizou a partilha de sementes crioulas, com objetivo evidenciar e resgatar a biodiversidade que está se perdendo devido à exploração ambiental. A iniciativa, segundo os organizadores – o casal Vilmar Lermen e Silvanete Sousa – pretende incentivar as famílias a produzirem e conservarem suas próprias sementes, para que possam fortalecer a agroecologia e a sua autonomia frente às indústrias de sementes transgênicas.
O cantor e compositor Flávio Leandro esteve no evento e publicou em suas redes sociais o final do encontro. Ele mostrou um uma área de um pouco mais de 10 hectares, no sítio Serra dos Paus Dóias, onde o casal optou em trabalhar com os Sistemas Agroflorestais (SAFs) para recuperar a terra, transformando-a em uma área produtiva e bonita. A técnica é considerada uma boa alternativa para a agricultura familiar.
Para os participantes, a ação vem ajudando a sistematizar e fornecer elementos técnicos, com organizações, fazem assessoria e abrem caminhos junto às agências de financiamento, bancos oficiais para quem tem interesse em investir, baseado na experiência acumulada. Com informações do jornalista Ney Vital
Visitas: 21745107
Usuários Online: 1