Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Pernambuco

Tribunal de Contas recomenda que municípios façam reforma previdenciária

Publicada em 24/02/2022 às 16:52hBlog FalaPE

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Tribunal de Contas recomenda que municípios façam reforma previdenciária

A implantação das novas regras previdenciárias municipais, que vem gerando incompreensão entre servidores ativos, aposentados e pensionistas, atende à Constituição Federal. Entenda porquê:

 

Em 19 de dezembro de 2003, a Emenda Constitucional 41, da Constituição Federal, estabeleceu a possibilidade de cobrança legal de contribuições previdenciárias pelos regimes próprios, dos aposentados e pensionistas. A Lei Federal n° 9.717/1998 previa como critério de organização dos regimes próprios, o financiamento mediante os recursos de contribuições do quadro de servidores inativos e pensionistas. Logo depois a lei foi alterada, e com a Lei Federal n° 10.887/04, a porcentagem de contribuição sob os proventos dos servidores inativos e pensionistas, passaram a ser as mesmas aplicadas aos servidores em atividade.

 

Essas mudanças legais de cobrança de contribuições previdenciárias foram instituídas pelo legislador federal. Após a promulgação da Emenda Constitucional 103/2019, conhecida como Reforma da Previdência, várias regras dos regimes de previdência próprio foram alteradas, regras que dizem respeito às aposentadorias, pensões e contribuições para custear os benefícios dos servidores municipais.

 

Desta forma, os estados e municípios precisam se adequar às novas regras da Reforma da Previdência. Uma das regras é a porcentagem de contribuição dos servidores ativos, aposentados e pensionistas de, no mínimo, 14%. Além de instituir as mudanças, o legislador federal instituiu penas para o descumprimento da lei, penas estas que trazem prejuízos incalculáveis para toda a comunidade. São elas: Não obter transferências de recursos da União, não poder realizar acordos, contratos, convênios, e não receber empréstimos e financiamentos de órgãos ou entidades da União, ou seja, deixando o município sem recursos necessários à realização de obras e serviços essenciais à população, especialmente a mais necessitada. É sobre isto que implica a não aprovação das novas medidas.

 

A reforma ocasionou um mecanismo de imposição para sua implantação, visto que a única saída para os prefeitos é evitar consequências irreparáveis à população. Os municípios, por sua vez, se encontram em situação desfavorável de escolha, tendo como saída mais indicada a garantia dos serviços públicos para atender a população, conforme recomenda o Tribunal de Contas da União




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Publicidade Lateral
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21832957

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2025 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD