A Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e a Empetur iniciam a segunda etapa do curso de Formação para a Inovação da Oferta Turística do Interior do Estado. A capacitação é oferecida em conjunto com o Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), ao qual está ligado a Recria – Rede Nacional de Turismo Criativo, e contempla 28 municípios pernambucanos.
Na fase atual, o trabalho envolve a realização de jornadas criativas. Até a quarta-feira (20), será feito o acompanhamento online com os grupos para a troca de ideias e conversa com os empreendedores de cada região. Dentro da programação, nesta terça-feira (19), a partir das 19h, haverá uma live com a participação de Maria Júlia de Albuquerque Baracho, proprietária do Engenho e Hotel Fazenda Triunfo, localizada na cidade de Areia, no Brejo Paraibano.
No engenho, é fabricada a Cachaça Triunfo e o turista tem a oportunidade de acompanhar a produção da bebida. Maria Júlia vai conversar sobre a criação da Atura (Associação Turística Rural e Cultural de Areia), que fomenta o turismo criativo na região. A live será transmitida diretamente do YouTube da Recria e é aberta ao público.
“Este projeto do turismo criativo vem sendo bastante elogiado pelos destinos participantes. Os gestores e empresários estão aproveitando este espaço para a troca de ideias, para conhecer iniciativas bem-sucedidas na área e buscar inspiração para desenvolver o potencial dos municípios para o segmento. Pernambuco tem uma gastronomia ímpar, tem um artesanato riquíssimo e sabe receber como ninguém. São trunfos que podem gerar muita coisa boa dentro da ideia do turismo criativo e ajudar a movimentar a economia do Estado”, comenta a secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco, Milu Megale.
Na próxima semana, o curso inicia a sua terceira etapa e volta a percorrer os destinos participantes com a realização de encontros presenciais nos municípios de Nazaré da Mata, Bonito, Taquaritinga do Norte e Triunfo. “Temos certeza de que vamos colher ótimos frutos desta iniciativa. A equipe da Diretoria de Estruturação da Empetur, junto com os representantes do IADH, está empenhada em apresentar para todos os participantes os melhores exemplos existentes em turismo criativo e auxiliar os empresários locais a colocarem as suas iniciativas na prateleira das agências de turismo”, destaca o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista.
Os participantes da formação estão divididos em quatro grupos. São eles: Grupo 1 (Lagoa do Carro, Vicência, Tracunhaém, Nazaré da Mata, Macaparana, Timbaúba e São Vicente Férrer); Grupo 2 (Sairé, Barra de Guabiraba, Bonito, Gravatá, Agrestina, Panelas e São Joaquim do Monte); Grupo 3 (Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte, Toritama, Riacho das Almas, Jataúba e Brejo da Madre de Deus) e Grupo 4 (São José do Belmonte, Serra Talhada, Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Floresta, Belém do São Francisco, Petrolândia e Ibimirim).
SECRETARIA DE TURISMO E LAZER DE PERNAMBUCO
Visitas: 21747769
Usuários Online: 1