A Polícia Federal (PF) em Pernambuco realizou, nesta quarta-feira (15), uma operação para desvendar um esquema de distribuição de notas falsas por meio dos Correios. Os agentes cumpriram quatro mandados de busca e apreenderam documentos para embasar as investigações.
Expedidos pela 13ª Vara da Justiça Federal no estado, três mandados foram cumpridos no Recife e um em Paulista, na Região Metropolitana. Ao todo, 20 agentes participaram da Operação Vil Metal, uma referência ao “apego dos criminosos ao dinheiro”, segundo a PF.
De acordo com a corporação em Pernambuco, a operação desta quarta teve como objetivo identificar envolvidos na organização estabelecer os métodos de atuação. A PF apontou que o grupo pegava as cédulas falsificadas de fabricantes localizados em outros estados, pelos Correios.
Em Pernambuco, acrescentou a PF, a organização fazia a distribuição das notas falsas, entregando a pessoas para levar o material para o comércio. Essas notas ilegais seriam usadas principalmente na compra de celulares, aparelhos eletrônicos, além de outros objetos que são anunciados em aplicativos pela internet.
Origem
As investigações começaram em 2021 e foram realizadas pela Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários (Delafaz-PE). Na época, disse à PF, foi aberto um inquérito para apurar as práticas criminosas de um homem que foi preso em flagrante em novembro de 2019.
Esse homem foi flagrado com 40 cédulas de R$ 100, recebidas por meio dos Correios. A PF fez a autuação em flagrante pela prática de “introduzir em circulação moeda falsa”. A pena pode chegar a 12 anos de cadeia.
Blog PE Noticias
Visitas: 21744711
Usuários Online: 1