O Sebrae em Pernambuco realizou, na segunda-feira (13), a cerimônia de premiação da etapa estadual do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O evento aconteceu no Gran Mercure Recife, localizado em Boa Viagem, na Zona Sul da capital. Neste ano, 58 cidades disputaram o prêmio com 64 projetos inscritos, superando as expectativas e beneficiando mais de 300 mil pequenos negócios com as ações.
O superintendente do Sebrae/PE, Francisco Saboya, salientou a importância do prêmio para a instituição e reforçou o papel dos municípios para a transformação dos negócios. “Esse é um dos momentos mais especiais do nosso calendário, porque se trata do reconhecimento daqueles que, nas estruturas federativas desse país, são as entidades menos valorizadas. No Sebrae, nós acreditamos, de uma maneira muito profunda, que a transformação tem que vir da base. Essa transformação virá na hora em que os municípios assumirem a sua força, assumirem o seu poder de transformação e, assim, a gente mobilizando a sociedade, organizando o setor produtivo, melhorando o Marco legal, facilitando a abertura de negócios e apoiando o desenvolvimento sempre em parceria, a gente certamente vai ter um estado mais próspero.”
Já o presidente do Conselho deliberativo do Sebrae em Pernambuco, Ricardo Essinger, parabenizou os municípios participantes do prêmio e destacou a necessidade de mais projetos empreendedores no estado. “Nós temos quase seis dezenas de vitoriosos. São esses prefeitos que assimilaram a ideia do empreendedorismo e participaram desse evento do Sebrae. Depois de dois anos, nós estamos muito felizes em estar aqui, podendo dar esse tributo de reconhecimento aos senhores prefeitos. A meta é que todos os prefeitos, dos 185 municípios pernambucanos, passem a aderir a ideia do empreendedorismo e assim vão poder ver o desenvolvimento da região. O desenvolvimento do nosso estado depende muito do nosso empreendedor.”
As prefeituras tiveram a oportunidade de concorrer às seguintes categorias: Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Marketing Territorial e Setores Econômicos; Inovação e Sustentabilidade; Governança Regional e Cooperação Intermunicipal; e Cidade Empreendedora. Entre essas, ‘Sala do Empreendedor’, ‘Cidade Empreendedora’ e ‘Inovação e Sustentabilidade’ foram as mais disputadas nesta edição, com 65% dos projetos inscritos.
1º lugar – Categoria Sala do Empreendedor
Cabrobó: prefeito Elioenai D. Santos Filho
Projeto: Cabrobó do Futuro
1º lugar – Categoria Marketing Territorial e Setores Econômicos
Serra Talhada: prefeita Márcia Conrado
Projeto: PAST – Assistência Técnica como Ferramenta para o Desenvolvimento
1º lugar – Categoria Inovação e Sustentabilidade
Recife: prefeito João Henrique de Andrade Lima Campos
Projeto: Recife gerando oportunidades
1º lugar – Categoria Governança Regional e Cooperação Intermunicipal
Parnamirim (representando os 13 municípios do CISAPE)
Projeto: Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe
1º lugar – Categoria Desburocratização
Cabo de Santo Agostinho: prefeito Clayton da Silva Marques
Projeto: Programa de Modernização da Gestão Urbana e Ambiental
1º lugar – Categoria Compras Governamentais
Bodocó: prefeito Otávio Augusto Tavares Pedrosa Cavalcante
Projeto: Transformação e transparência para o desenvolvimento da nossa cidade
1º lugar – Categoria Empreendedorismo na Escola
Caruaru: prefeita Raquel Teixeira Lyra Lucena
Projeto: Qualifica EJA
1º lugar – Categoria Cidade Empreendedora
Recife: prefeito João Henrique de Andrade Lima Campos
Projeto: Recife Acredita
Etapa Nacional – A premiação é dividida em duas etapas, a estadual e a nacional. Agora, após a divulgação dos resultados da etapa estadual, os vencedores vão passar pela pré-seleção nacional, vão ser julgados por uma comissão e serão convocados para a premiação nacional, que deve acontecer no próximo dia 28 de junho
Visitas: 21744679
Usuários Online: 1