Após ter 10 aparelhos de ar-condicionado furtados na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Piedade e na Capela Jesus Misericordioso, no bairro de Santo Amaro, o padre Francisco Caetano Pereira adotou uma medida inusitada para tentar conter os assaltos.
Desde esta quinta-feira (28), é possível ver uma faixa nas entradas de cada templo com os seguintes dizeres: “Senhores ladrões, seus companheiros já levaram todos os aparelhos de ar-condicionado desta capela. Não venham perder tempo aqui”.
Segundo o padre, o prejuízo após os furtos chegam a R$ 100 mil e a ideia de colocar as faixas veio após os contínuos assaltos na região. Imóveis próximos à igreja também foram alvo dos assaltantes, incluindo uma gráfica, restaurantes e até mesmo um prédio vinculado à Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS).
Os aparelhos de ar-condicionado, informou o padre, começaram a ser furtados no início da pandemia. Além dos equipamentos, os assaltantes também levaram fiação de cobre e de metal. “Eles começaram a levar à prestação, antes de começar a funcionar, eles já levaram dois aparelhos, quando começou a pandemia. E agora vieram buscar o resto”, comentou.
Uma viatura da Polícia Militar de Pernambuco chegou à igreja para conversar com o padre. De acordo com o religioso, ele não pretende repor as igrejas com novos aparelhos.
“Como levaram todos [os aparelhos] e colocar outros vai ser passar pelo mesmo constrangimento e levarem, eu prefiro não colocar mais ar-condicionado. Cada qual vai se abanar com a folhinha da missa ou com o leque, porque eu não tenho condições de gastar R$ 100 mil ou mais, que foi o que a gente gastou para colocar isso, aí vem o bandido, leva, e fica por isso mesmo”, disse. Os aparelhos foram adquiridos a partir de doações recebidas pela igreja.
Fonte: FolhaPE
Visitas: 21771049
Usuários Online: 1