Em pernambuco, tem muita gente estranhando o "frio", principalmente à noite. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), no Grande Recife, os municípios de Ipojuca e São Lourenço da Mara registraram, nesta semana, 20 graus centígrados
Em outras regiões, o "frio" foi ainda maior. Carpina, na Mata Norte, chegou a ficar com 18 graus. O município de Brejão, no Agreste, registou a menor temperatura: 12 graus.
Buíque, Venturosa, no Agreste, e Petrolina, no Sertão registraram 13 graus. Floresta e Salgueiro, no Sertão, tiveram 14 graus. Vertentes e Brejo da Madre de Deus, no Agreste chegaram a registrar 15 graus, em julho
De acordo com o meteorologista da Apac Roberto Pereira, no inverno, esta região tem uma menor quantidade de energia solar.
"O dia é um pouco menor do que os outros dias normalmente nesta estação do ano. Então, a gente recebe um pouco menos de radiação e isso já faz com que a temperatura caia", disse.
Segundo o meteorologista, quando o dia é muito dublado e, à noite, a nuvem se dispersa, também fica mais frio.
"Você tem o que se chama de perda radiativa. Essa radiação que foi absorvida pela terra vai toda para o espaço. Se tivesse uma nuvem ela funcionaria como uma tampa mantendo a temperatura, mas caso não tenha, se perde e faz com que as temperaturas caiam", disse
Roberto Pereira lembrou que nos meses de julho, agosto e setembro ocorrem temperaturas baixas, principalmente, quando ocorre chuva durante o dia e noites "com o céu claro".
Na Avenida Doutor Francisco Correia, a principal de São Lourenço da Mata, muita gente afirmou que estava estranhando o "frio". Isso porque a temperatura por lá normalmente costuma variar entre 30 e 35 graus.
Sônia Conceição e a filha, e Maria Eduarda Conceição, estavam vendo qual das duas era a mais "friorenta". A mãe ganhou a disputa. "Tá demais. Muito frio mesmo", disse Conceição.
A filha afirmou que está estranhando a temperatura. "Nunca foi assim aqui, as temperaturas daqui sempre foram mais altas", declarou.
Com todo mundo falando em se agasalhar mais, o saldo foi positivo para a gerente de loja de roupa Sandra Souza disse que a seção mais procurada nos últimos dias foi a de casacos.
Visitas: 21771176
Usuários Online: 1