No marco do “Dia da Cultura Nordestina”, nesta última terça-feira, 02 de Agosto, que completa 33 anos de falecimento de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, na sua terra natal
Exu-PE, cerca de 618 Km da capital Recife, o Prefeito de Exu, Raimundinho Saraiva (PSB), inaugurou 03 Museus Oficinas, do Ciclo do Couro, no Sítio Chapada dos Gomes, zona rural do município.
Denominados: Museu Oficina Mestre Zé Venceslau, Museu Oficina Mestre Xico Aprígio e Museu Oficina Mestre Tonho dos Couros, têm como objetivo fomentar o turismo de base comunitária, dar visibilidade aos Mestres Artesãos do Couro, e incentivar uma moeda de troca, que gere renda e oportunidades para as pessoas da comunidade.
Com base na experiência exitosa da Fundação Casa Grande de Nova Olinda-CE, a prefeitura de Exu investe neste formato de valorização do turismo. O projeto é grandioso, envolve várias secretarias, em fases diferentes, especialmente de Cultura e Turismo, Educação e Obras, e contemplará vários formatos de museus como: Museu Oficina, Museu Orgânico e Museu Casa. Outros espaços estão sendo preparados para a inauguração, como o Museu Casa do Mestre Luizinho dos Couros, que idealizou a coroa de couro do Gonzagão.
Para o prefeito Raimundinho Saraiva destaca que “é o renascimento de um novo ciclo, que inclui, valoriza, fortalece e dinamiza a economia criativa e todo o território, é o Ciclo do Couro. Que marca o desenvolvimento do turismo de base comunitária de Exu e região, numa transformação social da vida das pessoas na comunidade e preservação da cultura popular.”
Visitas: 21771111
Usuários Online: 1