Uma boa opção para os adolescentes que planejam estudar nas escolas estaduais de Pernambuco: fazer curso técnico e ensino médio ao mesmo tempo. Para o próximo ano letivo serão oferecidas 9.885 vagas em 56 escolas técnicas. Os estudantes poderão escolher entre 32 cursos técnicos. Há seleção para preencher essas vagas.
As inscrições começam na próxima terça-feira (1º) e vão até 10 de novembro, exclusivamente pela internet. Os candidatos farão provas de português e matemática. Serão 10 questões objetivas de cada disciplina, com assuntos referentes ao ensino fundamental.
Além de haver concluído o ensino fundamental, o candidato deve ter no máximo 17 anos até a data de matrícula (marcadas para ocorrer de 12 a 16 de dezembro).
Os testes serão entre 14 de novembro e 2 de dezembro, conforme agendamento feito pelo estudante no ato da inscrição. Vão ocorrer de forma presencial, mas no formato eletrônico.
O primeiro listão de aprovados será liberado em 9 de dezembro. As aulas estão previstas para começar dia 2 de fevereiro de 2023.
Como se inscrever
O primeiro passo para se inscrever na seleção é realizar o cadastro neste endereço (clique aqui). O estudante deve validar o e-mail que será usado na hora da inscrição. Só depois desta etapa o cadastro é liberado para escolha do local e curso desejado.
Alguns dos cursos ofertados são administração, edificações, logística, marketing, agronegócios, design de interiores, nutrição e dietética. A lista com todos os cursos e escolas pode ser conferida no edital do processo seletivo (clique aqui).
Vagas
As 56 escolas estão localizadas em 43 cidades pernambucanas. No Recife há vagas em 11 colégios técnicos da rede estadual: ETE Alfredo Freyre (Água Fria), ETE Mariano Teixeira (Areais), ETE Porto Digital (Bairro do Recife), ETE Cícero Dias (Boa Viagem) e ETE João Bezerra (Brasília Teimosa).
Os outros são: ETE Dom Bosco (Casa Amarela), ETE Professor Lucilo Ávila Pessoa (Caxangá), ETE Professor Agamenon Magalhães (Etepam, na Encruzilhada), ETE Miguel Batista (Macaxeira), ETE Almirante Soares Dutra (Santo Amaro) e ETE Ginásio Pernambucano (Santo Amaro).
Veja abaixo a lista completa de escolas, vagas e cursos, divididas por municípios:
Cotas
Vale lembrar que existe uma lei estadual (nº 16.938/2020) que reserva 80% das vagas para candidatos que cursaram integralmente os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) em escolas públicas.
E dentro desse universo das cotas, metade deverá ser ocupada prioritariamente por estudantes oriundos de famílias com renda bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.
Qualidade
Uma das escolas que terá vaga é a Cícero Dias, que fica em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Lá serão ofertadas 180 vagas, sendo 90 para o curso técnico de multimídia e 90 para o curso de programação de jogos digitais.
Também chamada de NAVE Recife, a Cícero Dias integra o programa de educação do Oi Futuro. Obteve o 9º lugar entre as escolas públicas de ensino médio no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Ficou com média 9,8
Por Margarida Azevedo/JC
Visitas: 21744598
Usuários Online: 1