Um festival diverso, autêntico e cheio de alegria para homenagear o maior cancioneiro do Brasil, Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, foi realizado em sua terra, a cidade de Exu, cerca de 618 km da capital. O evento contou com uma programação de shows, lançamento de livro e demais produções culturais como, Caminhada das Sanfonas, Cavalgada Viva Gonzagão, Feijoada do Joquinha e eventos privados como Targino no Araripe e Socorro e Mazé, no restaurante Ventos Gonzagueanos, dentre outros. A sexta-feira (09) e o sábado (10) foram marcados com shows que encantaram o público nos 110 anos do Rei do Baião, Gonzagão, realizados respectivamente em Praça de Eventos e Parque Aza Branca. No domingo aconteceu a Missa em Homenagem a Luiz Gonzaga e apresentações artísticas embaixo do Pé de Juazeiro. Os eventos tem a realização e parceria da Prefeitura do Exu, Fundarpe, Governo de Pernambuco, ONG Parque Aza Branca e alguns produções independentes.
Durante o período festivo a Prefeitura do Exu injetou mais de R$ 3,1 Milhões na economia local com o pagamento dos servidores e décimo terceiro salário.
Outro marco para esta data foi o lançamento do livro: Luiz Gonzaga 110 Anos do Nascimento, do pesquisador e escritor Paulo Vanderley, que reuniu mais de 30 anos de pesquisa. Lançado primeiro na cidade do Gonzagão, exemplares foram doados as 32 escolas da rede municipal e biblioteca do município. A prefeitura é parceira desta obra.
O prefeito Raimundinho Saraiva celebra o sucesso do festival: “ O festival aconteceu em vários espaços, de confraternização da memória, história e legado do maior cancioneiro do Brasil, Luiz Gonzaga. É para nós um momento oportuno de geração de renda na região, especialmente em Exu, é ainda uma vitrine de venda dos nossos produtos turísticos e de avaliação para melhorarmos cada vez mais, na receptividade dos nossos turistas Gonzagueanos, que estão presentes todo ano. Agradeço ao Governador Paulo Câmara pelo apoio e sua equipe do Governo de Pernambuco.”
Visitas: 21771662
Usuários Online: 1