Católicos de Salgueiro e outros municípios abrangidos pela Diocese Salgueiro ficaram em regozijo nesta quarta-feira, 29, com a notícia da nomeação do segundo bispo da circunscrição religiosa do Sertão pernambucano. Monsenhor José Vicente Pinto de Alencar da Silva vai assumir a área diocesana, que estava vacante desde o ano passado, quando Dom Magnus foi transferido para a Diocese de Crato pelo Papa Francisco.
Conheça o novo bispo
Padre José Vicente nasceu no Sítio Engenho da Serra, no distrito de Santa Fé, em Crato, no dia 2 de janeiro de 1958. Segundo filho do casal Elisa Pinto e Joaquim Vicente da Silva, concluiu o Ensino Médio no Colégio Estadual Wilson Gonçalves, em Crato, em 1980 e em 1981 ingressou no curso de Pedagogia, ofertado pela Faculdade de Filosofia do Crato, atual URCA. No ano de 1986, entrou no Seminário São José, na mesma cidade, onde fez a etapa do Propedêutico. Depois cursou Filosofia e Teologia em Fortaleza, no antigo Seminário da Prainha. Em 2 de outubro de 1993 foi ordenado diácono e no dia 22 de janeiro de 1994 se tornou sacerdote.
Ainda diácono, assumiu a função de chanceler da Cúria Diocesana e no primeiro ano de sacerdócio, foi nomeado vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Crato. Também exerceu cargos de vigário paroquial na Paróquia São José, hoje extinta; vice-reitor do Seminário Diocesano São José; administrador da Paróquia São José e reitor do Seminário São José, onde permaneceu até 2002, quando viajou para Roma, Itália, com objetivo de estudar Ciências da Educação.
Retornando ao Crato em 2008, exerceu o cargo de professor no seminário diocesano e na Faculdade Católica do Cariri. Em 2010, assumiu a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Crato, e quatro anos depois foi nomeado vigário geral da Diocese de Crato. Ele ficou na administração da diocese do Cariri cearense entre julho de 2021 até o ano passado, quando Dom Magnus assumiu.
Visitas: 21744142
Usuários Online: 1