Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Pernambuco

Meteorito que caiu no Sertão de Pernambuco é o primeiro incorporado à coleção do Museu Nacional após incêndio

Publicada em 14/04/2023 às 20:29h - 8 visualizações Blog PE Noticias

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Meteorito que caiu no Sertão de Pernambuco é o primeiro incorporado à coleção do Museu Nacional após incêndio

O Museu Nacional apresentou o primeiro meteorito incorporado à coleção da instituição após o incêndio de 2018. Trata-se do meteorito Santa Filomena, que caiu na cidade de mesmo nome no Sertão de Pernambuco e pesa 2,82 kg.

 

O diretor do Museu Nacional, Alexander Kelner, prometeu que a peça estará em exposição no ano que vem, na primeira parte do museu recuperada.

 

“Ano que vem, em 6 de junho, isso aqui estará aberto e restaurado para o público. E ainda com a atividade de montar uma baleia sobre a escalada. Só conseguimos chegar a este ponto graças ao trabalho de centenas de anônimos”, disse Kelner.

 

A queda do meteorito aconteceu na tarde de 19 de agosto de 2020, quando os moradores de Santa Filomena ouviram um estrondo acompanhado da queda de várias “pedras” do céu. A situação chamou a atenção de curiosos e políticos.

 

Um dos meteoritos, inclusive, chegou a quebrar o telhado de uma casa.

 

Os pesquisadores da UFRJ, ligados ao Museu Nacional, foram alguns dos primeiros a chegar na cidade e coletar amostras para estudos. Eles chegaram no dia 20.

 

“Em poucos dias a cidade foi invadida por caçadores de meteoritos. Centenas de pessoas do Brasil e do exterior”, disse a pesquisadora Amanda Tosi.

 

O Meteorito Santa Filomena é classificado como um condrito, que são meteoritos rochosos encontrados de maneira comum. O que torna a peça especial é a raridade da queda dele em espaço urbano, além das imagens de câmeras que registraram o fenômeno.

 

De acordo com os pesquisadores, o Meteorito Santa Filomena veio do cinturão de asteroides, um espaço sem planetas, entre Marte e Júpiter. Ele é importante para a ciência pois ajuda os cientistas a entender como o sistema solar foi formado.

 

“Ele é considerado um fóssil do sistema solar. Ele tem umas estruturas esféricas chamadas condros. São intactos desde há 4,56 bilhões de anos, praticamente a idade do sistema solar. É o passado do nosso planeta”, disse Amanda.

 

As pesquisadoras da UFRJ afirmam que o maior pedaço que caiu em Pernambuco, de 40 kg, foi adquirido por um colecionador no exterior

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Publicidade Lateral
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21771916

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2025 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD