Com a temática do piso salarial enfermagem em grande discussão no Supremo Tribunal Federal (STF), a secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, foi questionada sobre o piso da enfermagem nesta quarta-feira (28).
Em um encontro da secretária de Saúde do governo Raquel Lyra (PSDB) com deputados da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Zilda Cavalcanti foi questionada sobre a situação do piso salarial enfermagem no estado.
O tema foi pautado após um grupo de profissionais da enfermagem irem assistir o encontro da secretária de Saúde na Alepe. Com a presença da categoria dos enfermeiros cobrando o pagamento do piso da enfermagem, o deputado Gilmar Júnior (PV) questionou Zilda sobre o tema.
Gilmar citou a portaria Nº 597 do Ministério da Saúde, que define o repasse pelo Governo Federal de R$ 600 milhões ao estado de Pernambuco e seus municípios para pagar o piso da enfermagem.
Em resposta ao questionamento de Gilmar, a secretária de Saúde afirmou que foram enviados os dados dos profissionais da enfermagem da rede estadual para nova plataforma do Ministério da Saúde, que visa recalcular os valores do piso salarial enfermagem, mas que ainda aguarda a apresentação dessas informações dos municípios.
Zilda Cavalcanti ainda deixou claro que a quantia que será repassada pela União para o pagamento do piso da enfermagem “ainda não chegou em Pernambuco”. Como a ideia da maioria dos locais é aguardar o repasse do governo Lula para que comecem a pagar o piso salarial enfermagem, sem a chegada do valor não haverá pagamento.
Nesta quinta-feira (29), os enfermeiros ao redor do país entraram em greve pelo piso da enfermagem, em Recife mobilizações ocorrem em Hospital da Restauração desde às 7 da manhã
Visitas: 21754276
Usuários Online: 1