Subiu para 16 o número de cidades pernambucanas em situação de emergência por causa das chuvas do começo de julho de 2023. Publicado nesta quarta-feira (19), no Diário Oficial de Pernambuco, o Decreto 55.017 colocou Correntes, no Agreste, na lista de municípios nessa situação. A atualização anterior tinha sido feita no último dia 10.
Para assinar o decreto, o governo de Raquel Lyra (PSDB) levou em consideração que “as altas precipitações pluviométricas resultaram em um desastre na região afetada”, bem como o aumento considerável das bacias hidrográficas do estado.
Por causa das chuvas fortes, quase três mil pessoas tiveram que deixar as casas no estado. O governo alegou também que houve “danos humanos e materiais, além de prejuízos econômicos e sociais expressivos”.
Além disso, apontou o decreto, “os habitantes do município afetado não têm condições satisfatórias de superar os danos e prejuízos provocados pelo evento adverso, haja vista a situação socioeconômica desfavorável da região, o que exige adoção de medidas para restabelecer a normalidade da região afetada, com recursos mobilizados em nível local e complementados com o aporte de recursos dos demais entes federativos”.
Com a determinação, fica válido o decreto de emergência por seis meses. Assim, são facilitadas as compras e contratação de pessoal, de acordo com as necessidades, sem a realização de licitações, entre outras medidas.
Veja a lista de cidades em situação de emergência:
Visitas: 21747741
Usuários Online: 1