Do frio da cidade de Garanhuns, no Agreste, a temperatura sertaneja do município de Serrita, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) promoveu ações de educação para o trânsito, com reforço na segurança de motoristas e passageiros. Quem circulou no fim de semana nas duas cidades, para o Festival de Inverno, na primeira, e a Missa do Vaqueiro, na segunda, contou também com o apoio do Detran Itinerante com prestação de serviços para o cidadão.
Em Garanhuns, de forma descontraída, a Turma do Fom-Fom, trupe de palhaços educadores de trânsito, esteve em pontos estratégicos abordando motoristas com dicas de segurança e cuidados na condução de veículos. A ação contou ainda com técnicos do Detran-PE, que fizeram distribuição de material informativo e sacolinhas de lixo para veículos.
Ainda na cidade, já no Parque Euclides Dourado, foi a vez das crianças aprenderam mais sobre trânsito. Para elas, teve distribuição de cartilhas, além da alegria e dicas da Turma do Fom-Fom. Eles orientaram sobre faixa de pedestres, cinto de segurança, respeito aos ciclistas e, principalmente, os perigos de misturar álcool e direção. Com as lições, a criança passa a atuar como multiplicadora junto aos pais e familiares, reforçando a segurança viária.
No Pátio de Eventos Mestre Dominguinhos, foi a vez de abordar o público adulto. Quem estava na área e não havia ingerido bebida alcoólica, recebeu a medalha “Amigo da Vez”. A iniciativa integrou a ação “Se beber, não dirija”, que tem como foco garantir um retorno tranquilo para motoristas e passageiros, além de levar mais segurança para as vias. O Detran Itinerante, caminhão equipado para atendimentos externos, também esteve na cidade. Nele foi possível abrir e acompanhar alguns serviços, além de obter informações, esclarecer dúvidas e fazer o teste de alcoolemia para garantir uma viagem segura.
Enquanto em Garanhuns as atividades foram realizadas atreladas ao Festival de Inverno, em Serrita, no Sertão Central, a atuação do Detran ocorreu em torno da Missa do Vaqueiro, levando à população presente ao ritual, dicas e instruções destinadas à conscientização para um trânsito mais seguro. Entre elas, o uso dos óculos que simulam embriaguez, peça que reproduz as sensações vividas por um indivíduo sob efeito de álcool, como visão turva, desequilíbrio, e perda das percepções de profundidade e lateralidade. Quem passou pela área e estava em condições adequadas para dirigir, também ganhou uma medalha “Amigo da Vez”
Visitas: 21743365
Usuários Online: 1