domingo, 6 de abril de 2025
A Prefeitura de Serra Talhada apresentou uma proposta na última sexta-feira, 11, para evitar que o Museu do Cangaço feche as portas: municipalização do equipamento cultural. A proposta foi feita após a Fundação Cabras de Lampião, que administra o museu, alertar que existe risco de fechamento do espaço por problemas financeiros.
Em entrevista a uma emissora de rádio da cidade na semana passada, o presidente da Fundação de Cultura de Serra Talhada, Josenildo Barboza, reforçou que a prefeitura não foi procurada em nenhum momento para discutir a situação. Apesar de a Fundação Cabras de Lampião afirmar que não recebe recursos públicos para a manutenção do museu, a prefeitura garante que o espaço recebe ajuda governamental, através do pagamento de contas de água e energia, por exemplo.
Josenildo sugeriu a municipalização do museu, passando todas as despesas de manutenção para o governo municipal. Em contrapartida, o acesso ao público deve ser gratuito. O espaço reúne um grande acervo da história de Lampião e do cangaço, guardando importantes referências para a preservação da história do município.
A Instituição que mantém o museu ainda não se pronunciou sobre a proposta da prefeitura. A entidade está fazendo uma campanha nas redes sociais, com objetivo de arrecadar recursos para que a instituição dedicada ao cangaço não feche as portas