Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Pernambuco

Cidades pernambucanas perdem batalha no TCU para recalcular verbas do FPM

Publicada em 24/08/2023 às 20:26h - 10 visualizações Blog PE Noticias

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Cidades pernambucanas perdem batalha no TCU para recalcular verbas do FPM

Quarenta e nove cidades brasileiras, sendo 16 de Pernambuco, perderam a batalha no Tribunal de Contas da União (TCU) depois de pedirem a realização de novo cálculo do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

 

O Tribunal analisou as contestações dos valores e coeficientes de transferências obrigatórias e negou o pedido de revisão feito por prefeituras localizadas em dez estados.

 

Tudo isso aconteceu depois da divulgação de dados populacionais do Censo 2022, que reduziu o número de habitantes em alguns locais, o que pode provocar a redução do envio de verbas federais.

 

Os municípios apresentaram impugnação de dados populacionais utilizados no cálculo dos coeficientes do FPM para o exercício de 2023.

 

As cidades tentaram demonstrar o subdimensionamento das populações indicadas e a suposta incorreção do número de domicílios desocupados.

 

O Tribunal, no entanto, não deu provimento a essas contestações dos municípios. Considerou que os dados são encaminhados pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e que não há o poder-dever de fiscalizar a adequação dessas informações.

 

Por determinação constitucional, o TCU faz  o cálculo das quotas referentes aos fundos de participação dos estados e municípios. Para isso, utiliza como parâmetro as faixas populacionais.

 

Nos casos das capitais, são ainda considerados dois fatores: a população e a proporção inversa da renda per capita do respectivo estado. Esses dados são encaminhados ao TCU pela entidade competente do poder Executivo, o IBGE.

 

Os resultados dos cálculos do FPM efetuados pelo TCU são publicados e encaminhados ao Banco do Brasil anualmente.

 

Apesar de o cálculo efetuado pelo TCU utilizar os dados fornecidos pelo IBGE, não há o poder-dever de fiscalização pelo Tribunal quanto à adequação dessas informações.

 

O TCU remeteu ao IBGE os questionamentos relativos ao Censo Demográfico de 2022, para que aquele órgão adote as providências que considere apropriadas, reportando-as, se for o caso, ao tribunal.

 

Veja municípios pernambucanos envolvidos: 

  • Aliança
  • Altinho
  • Barreiros
  • Bodocó
  • Bom Conselho
  • Cupira
  • Itambé
  • João Alfredo
  • Lagoa de Itaenga
  • Moreno
  • Ouricuri
  • Parnamirim
  • Ribeirão
  • Santa Cruz da Baixa Verde
  • Timbaúba
  • Trindade

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Publicidade Lateral
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21754922

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2024 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD