As dificuldades enfrentadas por produtores rurais dos perímetros irrigados do Sertão de Itaparica voltaram a ecoar na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Quem trouxe o assunto à baila foi o deputado Doriel Barros (PT), na reunião plenária desta quinta-feira (5).
O parlamentar manifestou seu apoio ao protesto realizado por agricultores na última quarta (4). Na mobilização, eles fecharam trechos da BR-116, no município de Petrolândia e no Trevo do Ibó, em Belém do São Francisco. Os trabalhadores reclamam do corte do fornecimento de energia para irrigação.
Presidente da Comissão de Agricultura da Alepe, o parlamentar destacou a importância da produção de alimentos da região e criticou a falta de verba no orçamento da União para a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) destinar aos perímetros irrigados. “Os impasses dos últimos anos demonstram o tratamento dado pela gestão anterior do governo federal aos trabalhadores”, avaliou o deputado.
Doriel Barros ainda elogiou a atuação do superintendente regional da Codevasf, Edilázio Wanderley, que foi ao encontro das famílias. “Ele foi informar as medidas que a União está tomando e vai formar uma comissão para ir a Brasília. Eu também estou em articulação junto ao governo federal para solucionar o caso. A partir do próximo ano, tenho certeza que isso vai ser resolvido e que haverá orçamento para as famílias produtoras do Sertão de Itaparica”, afirmou
Visitas: 21743759
Usuários Online: 1