O TRE Pernambuco vem acompanhando a situação da segurança pública em todo o Estado e em constante interação com as forças de segurança. Um exemplo do trabalho conjunto é o caso do município de Timbaúba (Mata Norte). O Tribunal encaminhou à Secretaria de Defesa Social (SDS) e à Polícia Federal (PF) pedido de reforço na segurança pública na cidade. A Presidência do Tribunal enviou ofício às duas instituições com informes prestados pelo Juízo Eleitoral da cidade sobre o aumento da tensão política, para justificar o pedido de atenção especial ao município. A SDS informou que reforçará o efetivo e enviará viaturas extras ao local e a PF enviará equipes, que atuarão também em Goiana e Igarassu.
No mesmo ofício informando o reforço de pessoal e viaturas para Timbaúba, a SDS também ressaltou o reforço do policiamento a todos os 184 municípios do Estado. A Assessoria de Segurança (Asseg), que participa do Grupo de Trabalho das Eleições (GT Eleições), formado pelas forças de segurança, é o ponto focal entre o Tribunal e as polícias. No GT são discutidos o planejamento e os preparativos para o pleito. As reuniões acontecem desde o primeiro semestre e o GT está em fase final dos trabalhos.
“A segurança pública nas eleições é prioridade para o TRE Pernambuco. Estamos atentos a todos os pontos do estado, sempre em interlocução com os órgãos de segurança, visando garantir um processo eleitoral pacífico para os eleitores, candidatos, mesários, juízes, promotores, servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral”, afirma o presidente do TRE-PE, desembargador Cândido Saraiva.
“Eleição é uma festa, momento de celebração e de afirmação da democracia. Estamos atuando para que ela transcorra com tranquilidade e de forma ordeira”, completou o presidente.
No caso de Timbaúba, o assessor de Segurança do Tribunal, coronel Émerson Lima, mantém interlocuções com o juiz eleitoral da cidade, Danilo Félix Azevedo. O coronel recebe e compartilha informações sobre a situação da segurança em todo o estado no GT Eleições e com grupos de inteligência das polícias.
Canais de Denúncia
Além do trabalho do TRE-PE e das forças de segurança, o aplicativo Pardal pode receber denúncias de casos de crimes eleitorais que serão encaminhadas diretamente ao Ministério Público. Ao acessar o aplicativo, o usuário pode acessar o ícone “Crimes eleitorais e outras irregularidades que demandam iniciativa do MPE (Ministério Público Eleitoral)”. O TRE também lançou a campanha “Democracia sim; violência não”, com canais de denúncia outras instituições que ajudam no processo eleitoral. (Foto:PMPE)
Blog do Edenevaldo Alves
Visitas: 21746163
Usuários Online: 1