Os pré-candidatos com maior número de intenção de voto são: André de Paula (PSD), com 8%, Teresa Leitão (PT), com 7%, e Gilson Machado (PL), também com 7%. A indefinição é tamanha que mesmo sem ser citadas, Marília Arraes (Solidariedade) e Raquel Lyra (PSDB) – que são pré-candidatas ao governo do estado – aparecem de forma espontânea (ambas com 2%) quando o eleitor diz que vai votar em um outro candidato que não foi apresentado e precisa indicar um nome.
Considerando a margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos, mesmo quem pontua 2% está tecnicamente empatado com quem marcou 7%. Ou seja, há oito nomes nesta situação de empate (veja os números abaixo).
Para a pesquisa, foram ouvidas 1.000 pessoas do estado de Pernambuco entre os dias 3 e 8 de junho. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. O registro no Tribunal Superior Eleitoral tem o número PE-03117/2022. A EXAME/IDEIA é um projeto que une EXAME e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública. Leia o relatório completo. (Fonte: Exame)