O MDB oficializou na tarde desta quarta-feira (27) a candidatura da senadora Simone Tebet à Presidência da República. O anúncio foi feito após a convenção virtual do partido. Mais cedo, PSDB e Cidadania aprovaram o apoio à senadora e devem indicar o vice em sua chapa. Ainda não há uma definição sobre o nome a ser indicado.
Segundo o presidente do MDB, Baleia Rossi, foram 262 votos sim e 9 votos não, o que representa 97%.
Em pronunciamento após a convenção, Tebet reafirmou seu compromisso com a democracia e enalteceu a importância de ter uma candidatura feminina.
“Hoje, sou candidata à Presidência da República pelo MDB, PSDB e pelo Cidadania, pelo campo democrático. Sou candidata e, como candidata, coloco, neste momento, a minha a favor do Brasil, da democracia e do povo brasileiro.”
“Vamos trocar o improviso pela experiência; o ódio, pela união. Coragem nunca me faltou. O que me trouxe até aqui é a mesma coisa que me fez entrar na política. Entrei na política por amor ao Brasil. Não é fácil fazer política como mulher. Apesar de todos os percalços, tenho o mesmo amor e a mesma coragem.”
“O povo brasileiro quer paz. Quer paz nos grupos de WhatsApp, nas famílias, paz na cidade, no campo, nas escolas. Não queremos brasileiros contra brasileiros. Mas sim uma união de brasileiros. [Essa] é uma candidatura que devolve a esperança ao povo brasileiro. Nós temos uma alternativa real.”
Candidato a vice
Durante a coletiva de imprensa, o presidente do PSDB, Bruno Araújo, foi questionado sobre a indicação do candidato a vice na chapa de Tebet.
A expectativa era de que o senador tucano Tasso Jereissati fosse o escolhido. Ele, no entanto, dá sinais de que pode recusar o convite. Os nomes de Eliziane Gama (Cidadania) e Mara Gabrilli (PSDB) passaram a ser cogitados como alternativas.
Segundo Araújo, a federação prefere Tasso como candidato a vice. O senador, segundo ele, conversará com Tebet até amanhã para esclarecer sua posição.
“Há uma nítida preferência sistêmica dentro da federação e pelo próprio MDB pelo senador Tasso. O senador Tasso tendo uma conversa nas próximas horas de hoje para amanhã com a nossa hoje já candidata Simone para estabelecer entre eles qual é a posição dele. Torcemos para que possa se confirmar e ir acontecendo, é algo já consagrado no nosso ambiente.”
Tebet é senadora pelo Mato Grosso do Sul. Seu mandato chega ao fim neste ano. É a primeira vez que ela concorre ao Palácio do Planalto
Visitas: 21771130
Usuários Online: 1