As duas mulheres que não votaram em si mesmas foram Swellen Camila Lima da Silva, que concorreu pelo Agir com o nome de urna Suelen Camila e número 36085, e Thamires Otilia da Silva, do PRTB, cujo nome de urna foi Thamires Silva e o número, 28011. (Confira o que elas dizem sobre isso, no final desta reportagem.)
As duas não receberam nenhum recurso partidário, conforme mostram os dados do sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (Divulgacand), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O g1 entrou em contato com o TRE para saber se esses dois casos vão ser analisados pelo tribunal, e foi informado que só os avalia em eventuais pedidos de investigação se houver provocação do Ministério Público, partidos políticos, federações partidárias ou eventuais prejudicados.
Desempenho dos partidos
O PRTB teve 14 candidaturas deferidas para deputado estadual, mas nenhuma foi eleita. Dessas, quatro foram de mulheres, incluindo Thamires, o que totaliza 28,5% do total. O TSE determina que partidos e federações devem indicar, no mínimo, 30% de mulheres a cargos proporcionais, que são os de deputados federais, deputados estaduais e vereadores.
Já o Agir teve 26 candidaturas deferidas, sendo sete de mulheres, incluindo a de Suelen Camila, o que representa 26,9% do mínimo de 30% de candidaturas femininas a ser cumprido. O partido não conseguiu nenhuma vaga na Alepe.
No Agir, em Pernambuco, o mais votado foi Jorge Gomes, com 7.991 votos. A segunda menos votada foi a Professora Keyla Cunha, com seis votos. A mulher mais bem votada foi Andreza Santos, com 388 votos.
O que dizem as candidatas sem voto
O g1 entrou em contato com as duas candidatas que não receberam nenhum voto. Thamires Silva, por telefone, disse que desistiu da candidatura, mesmo tendo sido deferida pelo TRE. Ela, que é empresária, afirmou que também atua na administração do PRTB em Pernambuco.
"Passei por um período em que fiquei doente, e por isso não tive condições de fazer campanha. Meu filho também fiou doente. Foi a primeira vez que eu me candidatei. Estava cogitando antes, analisando outras questões e atividades", declarou Thamires Silva.
Visitas: 21754358
Usuários Online: 1