Primeira governadora eleita de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) já deixou claro nos anúncios de sua equipe de secretariado que a vez é das mulheres no poder. Além dela e de sua vice-governadora, Priscila Krause (Cidadania), outras 15 mulheres estarão à frente de secretarias importantes no governo do Estado, ou seja, 17 no total – enquanto que 16 homens assumirão outras pastas na futura gestão. Isso reforça o posicionamento da tucana de fazer história, formando um governo com mais vozes e representatividades femininas. A expectativa é que, neste sábado (31), mais anúncios sejam feitos pela governadora.
“Nossa visão na montagem do time de secretariado será para permitir uma participação mais efetiva das mulheres e que elas possam ocupar mais espaço no poder”, já havia dito Raquel Lyra, antes mesmo de vencer a eleição para o governo do Estado; cumprindo, nos primeiros anúncios da equipe de secretariado, o que prometeu em campanha.
Além de abrir portas para as mulheres em seu governo, Raquel também buscou mesclar nomes da iniciativa privada e de perfis técnicos no primeiro escalão de secretários divulgados. Com isso, a princípio, ela deixa de lado representantes políticos que foram seus aliados na sua corrida eleitoral no segundo turno. Inclusive, nomes femininos da bancada evangélica, como a vereadora Michele Collins (PP) e a deputada federal Clarissa Tércio (PP), que apoiaram Raquel na disputa contra Marília Arraes.
“Ninguém governa sozinha. Quero governar ao lado da população, dos pernambucanos e pernambucanas. Estou trazendo comigo uma equipe competente para fazer a mudança que Pernambuco precisa”, escreveu Raquel Lyra, em sua conta no Twitter.
Uma das mais importantes secretarias, a de Defesa Social, será comandada pela delegada Carla Patrícia Cunha, que tem mais de 20 anos de atividade na Polícia Federal. Além de ser graduada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pós-graduada em Ciência Policial e Inteligência pela Academia Nacional de Brasília e pela Universidade de Brasília/ANP-UNB.
Outra pasta importante entregue a uma mulher, principalmente por ainda lutarmos contra a covid-19, é a secretaria de Saúde, que terá à frente a médica Zilda do Rego Cavalcanti. Formada em medicina pela UPE, desde 1990, Dra. Zilda Cavalcanti fez residência médica na Clínica Médica no Hospital Ana Nery em Salvador, Bahia. No mesmo estado, foi diretora do Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana. É médica geriatra com área de atuação em medicina paliativa e mestra em medicina interna pela UFPE. Foi coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco e, hoje, coordena a residência de medicina paliativa do Imip, no Recife. Atualmente também é conselheira e secretária-geral do Cremepe.
Já a secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação ficará a cargo de Simone Benevides, servidora pública da Caixa Econômica Federal há mais de 20 anos e mestre em Gestão Estratégica de Pessoas pela FBV/Wyden. Desde outubro de 2021 estava cedida ao município de Caruaru, à frente da Secretaria da Fazenda.
Graduada em Comunicação Social, e com especialização em Primeira Infância pela The London School of Economics and Political Science (LSE) & Bernard Van Leer Foudation e em Administração Pública pela Bloomberg Harvard City Leadership
Iniciative, Carolina Cabral assumirá a secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas. Na Prefeitura de Caruaru, na gestão de Raquel, Carolina foi Secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão e também Executiva de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa do município