sábado, 5 de abril de 2025
O prefeito de Serrita, Aleudo Benedito, realizou uma live no Instagram na manhã deste sábado, 22, com objetivo de rebater boatos de que pretende mudar o nome da tradicional Missa do Vaqueiro do município. Na ocasião, Dr. Guilherme, responsável pelo setor jurídico da prefeitura, e o secretário de Cultura, Carlos Peixoto, negaram que a tradicional celebração cultural e religiosa mudará de nome. William Carvalho fez a apresentação da live.
Os representantes da gestão municipal explicaram que a Missa do Vaqueiro continuará com sua identidade, enquanto os eventos festivos, como a pega de boi, a vaquejada e os shows musicais no Sítio Lajes passarão a se chamar “Festa de Jacó”. Isso é o que propõe o prefeito em projeto encaminhado à Câmara de Vereadores, que deve ser votado na próxima semana.
O gestor municipal e seus auxiliares destacaram que essa diferenciação permitirá uma melhor organização do evento, facilitando a captação de recursos para uma grandiosa festa. O secretário de Cultura enfatizou que a separação não interfere na Missa do Vaqueiro, que continuará acontecendo no 3° domingo de julho, conforme determina a Lei Estadual n° 13.746/2009.
Também foi ressaltado que o nome Festa de Jacó já era utilizado pela população há décadas, além da denominação “Festa das Lajes”. Aleudo garantiu que os shows musicais, não realizados o ano passado, acontecerão em 2025 com apoio do Governo de Pernambuco e outros parceiros. Ele informou que anunciará as atrações em breve, por meio de outra live.
A gestão prestou os esclarecimentos para que o projeto seja aprovado na Câmara de Vereadores. Segundo a prefeitura, em 2024 a reprovação de proposta com o mesmo teor impediu a realização das apresentações musicais no Sítio Lajes, prejudicando diretamente a economia do município
Fonte: Blog do Chico Gomes
É tudo festa, festa do céu a missa, festa na terra a não-missa