A Presidente da Fundação Pe. João Câncio, Helena Câncio esteve no Manhã da 102 desta quarta-feira (15) para comentar o convênio da Prefeitura de Serrita com a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição para a realização do evento cultural e religioso.
O conflito entre as instituições é um desconforto gerado em 2022 e ampliado em 2023.
“Foi uma atitude que eu julgo feia por parte do poder público municipal de Serrita. Veja, não havia necessidade nenhuma disso. Porque antes mesmo de o prefeito tomar posse, eu provoquei uma reunião com o prefeito eleito e expus para ele, apresentei o nosso trabalho já realizado, sabe, levei fisicamente livros, matérias publicadas, prêmios, certificados de prêmios e tudo, e fiz uma exposição de todo esse material para que ele tomasse conhecimento do trabalho que a gente já tinha desenvolvido na missa do vaqueiro e da importância de a gente ter o município como parceiro.”
Sobre a informação que a celebração da Missa do Vaqueiro de Serrita, que tradicionalmente é de responsabilidade da Fundação Padre João Câncio, e que, segundo o convênio, agora ficará a cargo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, representada pelo Pe. Erasmo, Câncio disse: “Outro grande equívoco. Eu acho até feio isso, eu não quero chamar as pessoas que estão promovendo esse movimento de incultos, mas eu acabo chamando mesmo.”
“A missa do vaqueiro é um projeto de celebração cultural e religioso que se diferencia da missa que é rezada na igreja, que são as Rezas de Sol. Esse projeto que tem uma linguagem específica é de Janduhy Finizola, a ideia da missa do vaqueiro com esse formato é de João Câncio. Isso chama-se, quer dizer que tem autoria, ninguém pode mexer na autoria de outra pessoa. “
A presidente da fundação também salientou que Aleudo não pode mexer na propriedade intelectual de outra pessoa. “Eu sinto muito em informar ao prefeito que ele não pode fazer isso, informar a igreja que a igreja não pode se conveniar com o município para celebrar a missa do vaqueiro… Quem é guardião dessa celebração é a Fundação Padre João Câncio.”
Ela ainda afirmou fará uma denuncia contra o Pe. Erasmo, ao Núncio Apostólico.
Nesta terça-feira (14), na Câmara de Vereadores de Serrita, Helena Câncio apresentou um pedido de investigação, sobre os gastos na realização da Missa do Vaqueiro edição 2022.
“Sempre deixei muito claro que a gente fazia missa do vaqueiro com R$ 500 mil, recurso do governo do estado, que até hoje estamos pra receber 2019.”
“Então estou pedindo essa investigação, porque eu zelo pelo nome missa do vaqueiro. A gente não vai admitir lavagem de dinheiro na missa do vaqueiro.” concluiu.
Confira a entrevista na íntegra aqui.
Fonte: Blog do Vinicius Oliveira
Visitas: 21745335
Usuários Online: 1