Serrita recebeu nessa quarta-feira, 4, um encontro do projeto PRODETER para estimular a bovinocultura do leite no município e região. O evento foi realizado pelo Banco do Nordeste em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura.
Márcio Simplício, agente de desenvolvimento do banco, explicou que nesse primeiro momento o PRODETER beneficiará produtores de leite dos municípios de Serrita, Cedro, Parnamirim e Salgueiro. O objetivo é aumentar a produtividade das fazendas da região em até 50%, num prazo de 3 anos, por meio da eficiência nutricional, sanitária e reprodutiva.
“Aplicaremos questionários junto aos produtores, que são público-alvo deste PRODETER, com objetivo de levantar a situação atual em que cada produtor se encontra. A partir de então, as ações a serem implementadas serão efetivadas para que possamos avaliar a evolução e o atingimento dos objetivos”, detalhou Márcio.
Durante a execução do projeto serão acompanhados 120 produtores, sendo 30 de cada município contemplado. Eles receberão capacitação para o manejo produtivo e gestão das propriedades rurais. Também serão buscados meios para a comercialização do leite produzido, seja para laticínios ou fábricas de beneficiamento.
Além de Márcio, participaram do encontro, o gerente do Banco do Nordeste de Salgueiro, Diogo Mendes; a gerente-executiva de Desenvolvimento Territorial, Joaisa Rodrigues; representantes da Adagro e IPA; vários produtores rurais; bem como representantes dos sindicatos dos trabalhadores rurais de Salgueiro e Serrita e das quatro prefeituras que participam do projeto, a exemplo do vice-prefeito de Parnamirim, Rennê Alencar
Visitas: 21746431
Usuários Online: 1