Neste domingo (23) foi realizada a tradicional Missa do Vaqueiro de Serrita, que neste ano chegou a sua 53ª edição, foi realizada às 10h no Espaço da Ferradura do Parque Estadual Padre João Câncio, e levou milhares de vaqueiros e vaqueiras, para prestigiar a cerimônia religiosa, sendo esses as verdadeiras estrelas do evento.
A missa do vaqueiro foi criada em homenagem a Raimundo Jacó, primo de Luiz Gonzaga, e a cada ano vem ganhando ainda mais notoriedade, já sendo conhecida mundialmente e atraindo pessoas de todos os cantos do país. Na edição de 2023, foram programadas quatro noites de festa, com nomes consagrados na música brasileira.
Mas as verdadeiras estrelas do evento desfilaram neste domingo, e não foram os artistas nem os políticos presentes, mas sim os vaqueiros e vaqueiras guerreiros do sertão nordestino que em plena caatinga correm atrás do gado e fazem do trabalho um esporte e uma paixão, o vaqueiro(a) se orgulha em lidar com aquilo que ama, e faz do cavalo seu companheiro de sol a sol.
Na 53ª Missa do Vaqueiro de Serrita, como sempre foi lindo de ver os avós levando as crianças para conhecerem e participarem dessa grande festa da cultura nordestina, que deve ser perpetuada de geração em geração. “A gente traz os menino porque na roça eles andam a cavalo e gostam, mas participar da missa em Serrita, é diferente, eles é que vão manter essa tradição viva, por isso tem que tomar gosto desde cedo”; disse um experiente vaqueiro de Cedro.
As verdadeiras estrelas chegaram das mais diferentes localidade: Cabrobó, Terra Nova, Orocó, Santa Maria, Lagoa Grande, Petrolina, Juazeiro-BA, Juazeiro-CE, Cedro-CE, Jardim-CE, Barbalha-CE, Crato-CE, Belém do São Francisco, Floresta, Serra Talhada, Exu, Caruaru, Recife, dentre outras. E contou com a presença da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, da vice Priscila Krause, do prefeito de Serrita Aleudo, vice-prefeito de Salgueiro Dr. Edilton e várias outras lideranças políticas.
O vaqueiro e vaqueira nordestino, é e deve ser sempre a maior estrela, o maior destaque e o foco principal da Missa do Vaqueiro de Serrita, pois sem eles não há festa e não há brilho
Blog do Didi Galvão
Visitas: 21744095
Usuários Online: 1