Em estágio probatório há três meses, turma de Promotores de Justiça de Pernambuco nomeada em março deste ano participou em Salgueiro, no Sertão do Estado, de curso promovido pela Corregedoria-Geral do Ministério Público Estadual (MPPE). Além de um novo encontro com o Procurador-Geral de Justiça, Marcos Carvalho, e outros membros da instituição, os promotores visitaram a comunidade quilombola Conceição das Crioulas, naquele município, a cerca de 500 quilômetros do Recife.
“Comunicação, segurança institucional, correição e atuação em defesa da cidadania foram questões tratadas durante o curso, que promoveu não só repasse de informações dos campos de atuação do MPPE, mas troca de experiências”, explicou o Corregedor-geral do Ministério Público de Pernambuco, Procurador de Justiça Paulo Lapenda.
O Procurador-Geral de Justiça do MPPE, Marcos Carvalho, lembrou que os empossados têm dois anos de estágio probatório, sendo importante a formação em serviço com encontros regulares entre eles e os diversos setores da instituição, como também o reconhecimento das distintas realidades do povo pernambucano, sobretudo minorias e povos historicamente discriminados.
Quilombo
“Em Conceição das Crioulas, no dia 25, ouvimos os principais problemas enfrentados pelas pessoas que integram aquela comunidade. A líder quilombola Maria José de Fátima da Silva falou de suas experiências, alegrias e dificuldades, na condição de mulher negra e quilombola, além de trazer informações que ajudarão bastante a atuação do Ministério Público em diversas áreas”, contou a Corregedora-geral Substituta do MPPE, Procuradora de Justiça Maria Ivana Botelho.
Segundo ela, a visita aos quilombolas faz parte do Projeto MP nas Comunidades, do GT Racismo do MPPE. “O objetivo desse projeto é ouvir as demandas das comunidades tradicionais e dar andamento às solicitações diretamente, pelo próprio MPPE, ou encaminhando as questões aos órgãos com atribuição para atender cada pedido”, completou.
A visita à comunidade foi acompanhada pelos corregedores e pelo Promotor de Justiça de Salgueiro, Jairo Alencar, que atua na defesa da cidadania com procedimentos de interesse do quilombo.
Na manhã do dia 26, o assunto foi comunicação e segurança institucional, com palestra do Promotor de Justiça Francisco Ortêncio de Carvalho, coordenador do Centro de Apoio Operacional em Defesa Social e Controle Externo da Atividade Policial. À tarde, no mesmo dia, os novos promotores e os integrantes da Corregedoria-Geral trocaram experiências e informações sobre diversos temas.
“É mais uma etapa do estágio probatório que nos ensina a sermos os melhores membros do Ministério Público de Pernambuco: em contato direto com a sociedade e garantindo o cuidado e a valorização da profissão”, avaliou o Promotor de Justiça Higor Alexandre Alves de Araújo, nomeado este ano
Blog PE Noticias
Visitas: 21754282
Usuários Online: 1