Uma solenidade na manhã desta terça-feira (21) em Salgueiro (PE), Sertão Central, marcou a entrega de sementes de milho, feijão e sorgo a 1.866 agricultores de 84 associações rurais, numa parceria entre a prefeitura e o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). O lançamento do Programa ‘Terra Plantar’ ocorreu no auditório do Campus local do IFSertãoPE.
A mesa da cerimônia foi composta pelo vice-prefeito de Salgueiro, Emmanuel Sampaio; o prefeito de Verdejante, Xicão Tavares; o representante do reitor do IFSertãoPE, Romero Marinho; o assessor especial do Governo de Pernambuco, Bruno França; e a diretoria do IPA, liderada pela diretora-presidente, Ellen Viégas. Também participaram a secretária de Desenvolvimento Rural de Salgueiro, Roseli Regina, e representantes de Cedro, Serrita, Terra Nova, Mirandiba, Cabrobó e São José do Belmonte.
Na ocasião houve a entrega simbólica de sacos de 10 quilos de sementes aos representantes de associações presentes no evento. As distribuições seguem nas próximas semanas por intermédio de cada associação, que receberá os grãos da Secretaria de Desenvolvimento Rural para dar andamento à logística. Ao todo, o governo municipal entregará 3.570 quilos de sementes de milho, 4.930 de sementes de feijão e 210 de sorgo.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Salgueiro, Manoel de Sá (Nezinho), esteve presente no evento e falou sobre a importância da ação. “Essa entrega simbólica é muito importante para os agricultores de baixa renda, que não têm condições de comprar, e recebem um pouco de sementes do Governo do Estado para o cultivo, para plantar“, disse, destacando que existe expectativa de boas safras no município este ano.
Representando o prefeito Fabinho Lisandro, que cumpria agenda no Recife, o vice Emmanuel salientou que as sementes chegaram no tempo certo. “Esse momento agora, que já iniciou com as primeiras chuvas, é muito importante essa ação do governo, porque a gente vem entregar as sementes do milho, do sorgo e também do feijão à população, à zona rural, às associações, para que possam fazer esse plantio e cultivar com as chuvas, sem a necessidade de irrigação“, comentou.
Apoio
Além da distribuição das sementes, a parceria entre a prefeitura e o IPA também contemplará os agricultores familiares com o serviço de aração de terras, por intermédio do Programa ‘Terra Pronta’. Máquinas agrícolas passarão nas propriedades, arando as terras para que possam receber as sementes do Terra Plantar.
Blog do Carlos Britto