A empresa Enerfin vai investir aproximadamente R$ 380 milhões na implantação de uma usina de energia solar em Salgueiro, com previsão de conclusão dos trabalhos em 36 meses. O contrato de Parceria Público-Privada (PPP) foi assinado pelo governador Paulo Câmara nessa quinta-feira, 17, junto ao diretor de novos negócios da Enerfin para a América Latina, Marco Antonio Morales. A filial brasileira do grupo espanhol venceu o leilão do projeto de PPP para geração sustentável de energia em Pernambuco. Devem ser gerados cerca de 300 empregos.
“A PPP de energia renovável é um projeto inovador do Estado de Pernambuco, primeiro no Brasil desse tipo e que permite economizar na conta de energia e fomentar a produção de energia renovável no nosso Estado”, ressaltou o governador durante a assinatura do projeto, salientando que, com a construção da usina, o Estado poderá ter uma economia de 20% no custo da energia ao longo de 28 anos.
Segundo o secretário executivo de Parcerias e Estratégias de Pernambuco, Marcelo Bruto, a previsão é que as obras comecem no primeiro semestre de 2023 e as operações já em 2024. O contrato segue o modelo de concessão administrativa, com prazo de 28 anos. A empresa deve construir, operar e manter a usina de energia fotovoltaica, além de gerir unidades consumidoras em Pernambuco no Ambiente de Contratação Livre (ACL).
No contrato há previsão de geração de energia para 52 unidades consumidoras do Grupo A (alta tensão) da administração pública estadual. Entre os órgãos que serão beneficiados estão as sedes das secretarias estaduais e as unidades da administração indireta, como Ciretrans, Hemope e a Agência de Tecnologia da Informação (ATI)
Visitas: 21745204
Usuários Online: 1