A Associação de Cooperação das Comunidades Quilombolas de Pernambuco e o fotógrafo Rafael Martins são os vencedores do Concurso Fotográfico 2022 – A luta é coletiva: em defesa dos direitos humanos. O concurso é promovido pelo Fundo Brasil para registrar, celebrar e reconhecer a relevância das imagens para as lutas por direitos humanos.
Na categoria Grupos Apoiados, a imagem “Herdeiros”, do fotógrafo Werverton Santos, exalta e celebra a luta centenária da comunidade quilombola de Conceição das Crioulas, em Salgueiro, retratada através de jovens da comunidade, que prestam homenagem aos jovens de gerações passadas. A Cooperação das Comunidades Quilombolas de Pernambuco é apoiada no edital Enfrentando o Racismo a Partir da Base – Fortalecimento Institucional e Mobilização para Defesa de Direitos (2020).
A imagem vencedora entre os grupos apoiados recebeu o maior número de menções em votação popular. Foram 45,9% da votação, 883 votos de um total de 1.992 formulários de votação preenchidos. Cada formulário dava direito a votar em 3 imagens diferentes por categoria, 6 votos no total. Desta forma, um total de 11.952 votos foram distribuídos entre 20 imagens, contabilizados na consulta popular, que ocorreu de 1 a 15 de dezembro.
Entre os participantes da categoria Geral, a imagem vencedora é a “Praiá”, do fotógrafo Rafael Martins. Foram 870 votos, 45,3% da votação. Segundo Rafael, o registro foi realizado junto aos indígenas Pankararés do Raso da Catarina, no sertão da Bahia. A partir da década de 1980, os Pankararés retomaram suas manifestações culturais devido à aproximação com os Pankararus de Pernambuco. E o Praiá é um ritual indígena realizado apenas por homens que exemplifica o processo de retomada indígena. Mulheres e crianças cantam ao redor do grupo
Visitas: 21771493
Usuários Online: 1