Tem início nesse domingo, 21, mais uma edição de um dos principais eventos culturais e festivos do Sertão pernambucano: a Cavalgada à Pedra do Reino de São José do Belmonte. A abertura oficial ocorre a partir das 8h30, na Pedra do Reino, com Missa acompanhada por cânticos do Coral Renascer; tributo ao senhor Paulo Batula, homenageado dessa edição; e coroação do Rei e Rainha da 29ª edição do evento.
Ao longo da semana serão realizadas diversas atividades, como o Seminário Cultural: Da Pedra Bonita ao Reino Encantado; Trilha Cultural II; palestras em escolas municipais; Mesa Redonda e exibição do filme “Cavalgada à Pedra do Reino, missão e festa de Ariano Suassuna”, no Castelo Armorial. A programação também conta com apresentações culturais e artísticas no Pátio de Eventos, com destaque para os shows de Fulô de Mandacaru e Alcymar Monteiro na sexta-feira, 26.
No sábado, 27, dia que precede a data da cavalgada, haverá o Encontro de Cultura Popular e Feira Cultural no Pátio de Eventos, com participação de vários grupos culturais da região. Concomitantemente será realizada no mesmo local a Feira de Artes e Sabores do Reino. Ao meio-dia, em frente à Igreja Matriz de São José, ocorre uma apresentação do grupo de Bacamarteiros da Pedra do Reino. Em seguida, às 14h, será realizada a Cavalhada Zeca Miron, saindo da Igreja Matriz em direção ao estádio municipal.
Domingo de cavalgada
No domingo de Cavalgada à Pedra do Reino, a programação começa cedo, às 5h, com alvorada de fogos e concentração do Cortejo Real em frente ao Castelo Armorial, na Avenida Primo Lopes. Às 6h, o Cortejo Real e demais cavaleiros e amazonas receberão as bênçãos e sairão com destino à Pedra do Reino. O percurso terá duas paradas: a 1ª no Sítio Areinhas, por volta das 8h, para um café da manhã gratuito e forró pé de serra; e a 2ª no Sítio Batingas, onde haverá apresentação de uma dupla de aboiadores. A chegada no Sítio Histórico da Pedra do Reino está prevista para o meio-dia. O encerramento no local terá shows de Juarez, Fábio Diniz e Forró Mil.
Realização
A cavalgada é realizada pela prefeitura do município, através das secretarias de Educação, Agricultura, Turismo, da Mulher e de Desenvolvimento Social e Cidadania, com apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio, Histórico e Artístico do Estado (Fundarpe)
Visitas: 21771443
Usuários Online: 1