Relevante obra de infraestrutura hídrica do país, a transposição do Rio São Francisco, oficialmente denominada Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), passou a contar novamente com uma importante estrutura. Nessa quinta-feira (13), em Salgueiro (Sertão Central), com a participação da vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) recolocou em operação o sistema de bombas da Estação de Bombeamento 3 (EBI-3). Com isso, 7,6 milhões de pessoas serão beneficiadas em todo o Nordeste.
No evento, Priscila Krause destacou que a transposição dialoga com uma das principais necessidades do Estado: o abastecimento d’água. “Esse é um momento importante porque se reinicia o bombeamento das águas da transposição, voltando a garantir o abastecimento para cidades importantes como Salgueiro e Serrita. A transposição está cumprindo seu objetivo de atender a população e garantir dignidade em uma região fundamental para o desenvolvimento do Estado“, ressaltou.
A estrutura integra o Eixo Norte do PISF e estava paralisada desde outubro do ano passado devido a problemas técnicos decorrentes da falta de reparos e de manutenção do sistema. O acionamento será capaz de aumentar a segurança hídrica para uma parte considerável da população do Nordeste. Hoje, mais de 7,6 milhões de pessoas em 222 municípios dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte são atendidas pelo trecho da estação EBI-3, que, por meio de canais e reservatórios, as águas são transportadas até os habitantes.
O acionamento do sistema de bombas reforça a importância do diálogo entre o Governo de Pernambuco e o governo federal, propiciando parcerias que beneficiam a população pernambucana. “Tínhamos essa bomba parada e hoje (ontem) a gente a restabeleceu. E o presidente Lula já disse que pretende até o final do ano religar uma nova bomba aqui. É o sonho se transformando em realidade”, frisou o ministro do MIDR, Waldez Góes.
Nova realidade
De acordo com o MIDR, a EBI-3 é um conjunto de motobombas, válvulas e acessórios interligados capazes de garantir um volume contínuo de transporte de água, entre um poço de sucção e uma área de escoamento, por meio de tubulações forçadas. A estrutura da Estação é de 90 metros de altura. “Era uma angústia muito grande de quem mora aqui e agora o povo nordestino pode voltar a sonhar com água na torneira“, registrou o prefeito de Salgueiro, Marcones de Sá.
Estiveram presentes na cerimônia o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta; o secretário nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira; a vice-governadora do Estado do Ceará, Jade Romero; o superintendente de Regulação de Serviços Hídricos e Segurança de Barragens da Agência Nacional das Águas (ANA), Bruno Rebouças; e o secretário executivo de Recursos Hídricos de Pernambuco, Marcelo Asfora. Os deputados federais Yury do Paredão (Ceará) e Pedro Campos também participaram do evento, além de prefeitos e vereadores
Visitas: 21744134
Usuários Online: 1