A pré-candidatura do vereador André de Zé Esmeraldo (PL) para a Prefeitura de Salgueiro, Sertão Central, pôs fogo na política do município sertanejo. O parlamentar, que entra no jogo com a benção do deputado federal Fernando Rodolfo e do presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, tende a ser o fato novo da eleição. De quebra, trará mais um embate entre PSB e PL.
Há três anos, o socialista Marcones Libório de Sá derrotou o então prefeito e candidato à reeleição Clebel Cordeiro, que disputou à época pelo PL. A eleição foi decidida por menos de 500 votos. Com a reedição do duelo entre os partidos, espera-se um pleito mais apertado, já que Marcondes, exercendo o terceiro mandato, terá de encarar os desgastes da famosa “fadiga de material”.
André apoiou a reeleição de Fernando Rodolfo em 2022, garantindo quase 1.200 votos para o deputado em Salgueiro. Ele encabeçará a chapa majoritária do PL, tendo Bolsonaro como carta na manga para conquistar votos, e receberá tratamento prioritário da legenda. Com uma meta de eleger mil prefeitos no país, estipulada pelo presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, a sigla não vai economizar em candidaturas no próximo ano.
Empresário e vereador de primeiro mandato, André é filho do ex-vereador José Esmeraldo Sampaio Brito, o Zé Esmeraldo, que já presidiu a Câmara de Vereadores de Salgueiro. Assumidamente um político de direita, aposta no confronto ideológico para se manter competitivo. Sua atuação no parlamento municipal, com críticas à gestão do atual prefeito, tende a se intensificar ainda mais com a corrida eleitoral. O gestor apoiou Marília Arraes no segundo turno em 2022, o que não lhe garante lugar entre os favoritos da governadora Raquel Lyra (PSDB), embora tudo possa acontecer
Blog do Carlos Britto
Visitas: 21743823
Usuários Online: 1